Ola amores, tudo bem? espero que sim, no meu ultimo post eu falei de como iria fazer desta semana uma semana de alerta para o cancer ( para mais detalhes clique aqui!).
Para entender melhor vamos começar por falar de radicais livres, radicais livres são possivelmente a origem de quase todos os males, quando o assunto é doença.
Mas o que são radicais livres?
Uma coisa que voce tem que saber é que radicais sempre existiram no nosso organismo, mas a sua descoberta é relativamente recentemente, tal como todas investigações em curso, e estas tem avançado com novas soluções , no sentido de prevenir e tratar muitas doenças.
Radicais livres são fragmentos de moléculas altamente instáveis, que destroem a estrutura e a integridade das células saudáveis , levando a doenças degenerativas e ao envelhecimento precoce. os radicais livres são subprodutos do metabolismo celular, que resultam do chamado processo oxidativo.
o que é um estresse oxidativo e como funciona?
Em todo organismo vivo ocorre a produção de radicais livres diariamente, do total do oxigénio que se respira diariamente,5% converte-se em radicais livres, os quais não são inteiramente prejudiciais ao organismo. Quando produzidos em quantidades moderadas, os radicais livres combatem bactérias e virus presentes no corpo, e o metabolismo produz inúmeras substancias para neutraliza-los porem , quando produzidos em excesso os radicais livres tornam-se prejudiciais, porque danificam as células saudáveis e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças graves como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças neurodegenerativas (Parkinson e Alzheimer), catarata, artrite e disfunções cognitivas ,desordens neurológicas e envelhecimento precoce.
Quais são os fatores externos que potenciam a produção excessiva de radicais livres?
O excesso pode ser causado por situações que levam ao desgaste físico, como a poluição ambiental, a exposição aos raios solares, stress, o uso de cigarro, o sedentarismo e a alimentação rica em gorduras, açucares e álcool ou pobre em vitaminas e minerais , humidade, altas temperaturas , atividade física intensa ( visto que ha um grande aumento do consumo de oxigénio pelo corpo, este leva a libertação de mais radicais livres), o teu estado emocional também pode ser um fator , então evite estresse .
Mas não se alarme , para tudo na vida ha uma solução, tao importante como manter uma vida saudável, é garantir ao organismo a presença de uma barreira que o proteja contra a agressividade dos fatores externos que podem originar processos degenerativos, uma das formas de reduzir este efeito , são os antioxidantes, este é uma estratégia de defesa que foi desenvolvida para que as células lidarem com a toxicidade do oxigénio.
No próximo post conheceremos melhor os antioxidantes , obrigada porse juntar a mim na semana anti cancer, partilha este post ou o que aprendeu hoje e faz a diferença.
